Construção de Elipse com dobradura

IMG-20180626-WA0028O que é uma elipse na matemática?

A elipse é uma secção cônica que se obtém pela intersecção de uma superfície cônica com um plano que corta todas as diretrizes dessa superfície.

Para construir e aprender propriedades de elipses, os alunos desenharam uma circunferência de um raio qualquer.

Marcaram com a caneta o centro da circunferência com o ponto F 2 e um outro interno com F1. Sinalizaram quantos pontos quiseram sobre a circunferência P1 a On. Daí então,fizeram dobras no papel sobrepondo P1 com F1, dobraram o papel com forte vinco, riscaram o vinco com lápis e repetiram até Pn.

Os alunos observaram  que formou um espaço vazio, uma elipse com F1 e F2, indicando seus eixos, focos e excentricidade.

Veja aqui outras fotos dessa aula!