Blog Raízes
Explicativo

Prezados Pais e responsáveis,

Este comunicado tem a missão de dividir com os senhores pais e responsáveis, o trabalho realizado pelo Colégio Raízes neste período de isolamento social. São centenas de videoaulas, encontros nos grupos de WhatsApp, Zoom, Portais Poliedro e Poliedro Homeschool, Hangouts e outras ferramentas que permitam a interação do aluno com o professor.

Vamos lá!

Para restringir a disseminação da COVID-19, as medidas de afastamento social determinadas pelo Governo Estadual exigiram que o Colégio Raízes, amparado pela Deliberação CEE177/20, adotasse alterações na modalidade presencial, de forma a garantir que os alunos continuassem seu percurso de aprendizagem com segurança e qualidade.

É importante ressaltar que os dias letivos estão sendo cumpridos na modalidade semipresencial, com unidades de ensino centradas na autoaprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação, utilizando tecnologias de informação e comunicação remota.

No Ensino Médio estão sendo realizadas aulas regulares no período da manhã, segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h50, e a tarde, aulas de Educação Física, das14 às 15h40 (Terças e Quintas-feiras), por meio dos seguintes recursos,

- Plataformas do Sistema Poliedro (Plataforma regular de aulas, conteúdos, vídeoaulas, HD Virtual e demais recursos do Portal),

-Plataforma Homeschool Poliedro, criada especialmente para esse período com o conteúdo semanal das disciplinas, vídeoaulaslinkadas a cada conteúdo e exercícios.

-No dia 18/3, o Colégio criou grupos de WhatsApp para cada ano, por disciplina. Assim, cada professor tem seu grupo de alunos e mantém uma rotina de aulas, conforme a grade horária das aulas presenciais. Nestes encontros, os professores combinam com suas salas outras interações, como as que relatamos a seguir,

Google HangoutsMeet, é uma plataforma que permite videochamadas e conversa com as pessoas cara a cara. Com esta ferramenta, os alunos se encontram com seus professores, nos horários de aula, e podem tirar dúvidas, discutir questões e ampliar a aprendizagem oferecida pelos Portais.

O Zoom Cloud Meetings é um aplicativo fundamental para quem precisa fazer vídeo reuniões no Android ou iOS. Os professores enviam o convite ao aluno participante nos grupos de WhatsApp e os encontros acontecem regularmente. Essa ferramenta possibilita o compartilhamento de arquivos, textos e apresentações durante as chamadas.

Skype - Neste recurso, os professores também realizam videoconferência de forma simplificada.

Videoaulas – Nossos professores estão gravando vídeoaulas e todo esse acervo permanece no Canal do Colégio Raízes o Youtube. Os alunos recebem os links e podem assistir o material que complementa a aula em outros canais.

Encontros Inteligência Emocional - As aulas presenciais agora estão, pelo menos duas vezes por semana, nas redes sociais, Youtube e outros canais do Colégio. Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e emoções, tal como os dos outros também, assim como a capacidade de lidar com eles. Essa habilidade de gerenciar emoções dentro de nós oferece benefícios na vida pessoal, social e familiar.O professor Vagner dos Anjos traz com excelência esses conceitos e nos faz refletir sobre eles. Os links das aulas também são enviados nos grupos.

Para que todo esse trabalho continue, precisamos da fundamental ajuda das famílias de nossos alunos. Acompanhe o desenvolvimento de seu filho, estimule a participação nos grupos, veja se ele está interagindo. E, fale conosco. Nossos canais estão abertos para receber dúvidas, reclamações e sugestões. Juntos somos mais fortes!

Até breve,

Equipe Raízes

Unidade Infantil / Fundamental: Estrada Cruz do Século, s/nº, Ponte Grande, Mogi das Cruzes. 11 4790-4332
Unidade Ensino Médio: Rua Gustavo de Vieira de Lima, 139, Vila Rubens, Mogi das Cruzes. 11 4735-1505