Blog Raízes
Chia na alimentação

Essa semente poderosa encontrada no sul do México traz muitos benefícios à saúde de adultos e crianças, por ser rico em nutrientes importantes que ajudam na prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Rica em PROTEÍNA, nutriente essencial na manutenção da massa muscular, a chia supre quase 9% das necessidades diárias com uma porção pequena. Contém também quantidades elevadas de CÁLCIO, mineral principal da formação óssea (uma pequena porção de chia atinge 20% da necessidade diária e 100g do grão tem 7x mais cálcio que ½ copo de leite). Para prevenir anemia, doença comum entre as crianças, podemos incluir chia na alimentação do dia a dia pois é rica em FERRO.

Essa semente ainda é cheio de MAGNÉSIO, outro mineral essencial para o funcionamento do cérebro e funções cognitivas, fundamental na fase escolar. A chia ajuda na prevenção das doenças cardiovasculares pois é rica em ÔMEGA 3, além de fortalecer o sistema neurológico. Quanto ao sistema imunológico podemos contar com os benefícios da chia também, já que é  rica em VITAMINA A.

Como todos os grãos e sementes, a chia contém fibras solúveis e insolúveis, contribuindo para a boa saúde dos intestinos. Toda fibra precisa de água para ser absorvida e formar corretamente as fezes. LEMBRE-SE SEMPRE DE BEBER ÁGUA.  A recomendação mais usada para a quantidade de líquidos é de 30ml para cada kg de peso por dia.

Encontramos a chia em três formas: óleo, farinha e grão. O óleo é mais utilizado como tempero, enquanto a farinha e o grão são as formas mais consumidas, podendo ser utilizadas em saladas, frutas, vitaminas e iogurtes, ou em preparações como massas, pães, bolos e tortas.

A conservação do grão é simples, em temperatura ambiente, em pote limpo, bem fechado e fora do alcance da luz.

As quantidades recomendadas são:

* para adultos 1 col sopa/dia no máximo

* para crianças 1 col sobremesa/dia no máximo (a partir dos 6 meses, iniciando na forma de farinha - 1 col café)

A chia possui o poder de "tirar a fome" por isso é muito utilizada em dietas de emagrecimento. Isso se deve ao fato da chia absorver líquido no estômago, formando um gel, o que oferece sensação de saciedade. Confira mais fotos aqui!

Uma boa “chia” para todos!

Paula Nogueira Oseki

Nutricionista

CRN 7664

Unidade Infantil / Fundamental: Estrada Cruz do Século, s/nº, Ponte Grande, Mogi das Cruzes.
11 4790-4332
Unidade Ensino Médio: Rua Gustavo de Vieira de Lima, 139, Vila Rubens, Mogi das Cruzes.
11 4735-1505
2019 Colégio Raízes Todos os direitos reservados