Blog Raízes
Fahrenheit 451
COMPARTILHAR ESTE POST
Você viveria em um mundo sem livros? Você conseguiria viver em uma sociedade que repudiasse a leitura e escrita? Como seria viver em um planeta manipulado e seguidor de uma única visão? Essa é a discussão que Fahrenheit 451 alavanca e desenvolve de forma metafórica, com boas citações de livros de sucesso da literatura. 

Com a execução dos livros, o livro traz uma discussão pertinente de dominação da tecnologia vs. destruição do conhecimento. O que se pode extrair é que a história tenta mostrar um futuro em que as pessoas são manipuladas por uma única vertente, única opinião, mídia e único conhecimento. Aqui, não existe mais um conhecimento diferenciado, questionamentos que façam com que o outro pense diferente e possa discordar de você.

Há uma cena que um dos personagens diz ironicamente que todo mundo deseja ter direitos iguais e que o ato de queimar um livro lhe dá o privilégio de pensar igual ao outro. Ou seja, ela não pode pensar diferente e nem ter um conhecimento maior que o outro. Todos precisam se manter no mesmo nível inferior. Ninguém pode ser mais do que isso.

Uma leitura contagiante e muito emocionante! Vale a pena conferir!
 

Unidade Infantil / Fundamental: Estrada Cruz do Século, s/nº, Ponte Grande, Mogi das Cruzes.
11 4790-4332
Unidade Ensino Médio: Rua Gustavo de Vieira de Lima, 139, Vila Rubens, Mogi das Cruzes.
11 4735-1505
2019 Colégio Raízes Todos os direitos reservados
Design: Carmelo Riolo Comunicação e Fotografia