TOEFL (Test of English as a Foreign Language)
Um dos testes mais famosos e reconhecidos quando o assunto pe proficiência em inglês, é o TOEFL (Test ofEnglish as a ForeignLanguage). Os testes medem as habilidades de comunicação em inglês dos estudantes e ajudam a progredir nas aulas de inglês - fornecer Feedback significativo sobre suas habilidades para o aluno e seus pais.
CLIL, o que é?
De acordo com a nova abordagem CLIL, pressupõe-se o ensino de diferentes conteúdos disciplinares através de uma língua estrangeira, contribuindo para uma pedagogia do sucesso e promovendo no jovem uma atitude positiva de autoconfiança face a aprendizagem de línguas.
O princípio subjacente a metodologia CLIL baseia-se na noção de que a linguagem é utilizada simultaneamente para aprender e comunicar, promovendo-se desta forma, não só a competência linguística no que diz respeito ao domínio da língua, mas também no que se refere aos diferentes assuntos explorados através da língua.
Desta forma, estimula-se a consciência cultural, a internacionalização, bem como a preparação tanto para estudo e vida profissional, e aumento da motivação ao nível escolar.
Todavia, ao contrário do que se poderia esperar, uma aula CLIL não é uma aula dedicada ao estudo da língua, devendo esta incluir conteúdos sobre um determinado assunto definido no currículo, bem como fomentar o desenvolvimento de competências ao nível cognitivo. Ora, ao ser lecionada em língua estrangeira estamos a favorecer simultaneamente a dimensão comunicativa da língua, bem como a sua utilização ao serviço do ensino e da aprendizagem.
A maioria dos alunos que alcançaram a nota máxima não fazem ou deixaram de fazer aulas de inglês fora do colégio, e estão no colégio desde o início do Fundamental I.
O Raízes Colégio Bilíngue já conta com uma carga horária suficiente para alcançar o resultado máximo em todos os segmentos do TOEFL.
Como os responsáveis podem ajudar?
Aumentando a exposição do aluno ao idioma.
Exemplo:
- Livros de histórias em inglês
- Desenho ou filmes que o aluno goste dublado permitir que eles assistam em inglês
- Incentivar os alunos a participarem das atividades extras, como HANDS ON ENGLISH e AULAS DE REFORÇO.