Unidade - Serra do Itapeti
Construída especialmente para abrigar os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, a Unidade Serra está localizada em área privilegiada na Serra do Itapeti, cercada por Mata Atlântica nativa, a apenas cinco minutos do centro de Mogi das Cruzes.
São mais de 25 mil metros quadrados de muito verde e natureza. Graças a esta localização, o Raízes oferece aos alunos o contato direto com o meio ambiente e proporciona um aprendizado muito mais rico ao dar a oportunidade de as crianças vivenciarem o dia a dia de animais e da flora da região.
Desde cedo, e de maneira natural, os alunos aprendem noções sobre a importância da preservação do meio ambiente e de ações que possam melhorar a qualidade de vida também em suas casas.
A experiência prática, seja com os animais da fazendinha ou na colheita de alguma fruta do pomar da escola, por exemplo, faz com que as crianças aprendam a respeitar a natureza e a estimular o desenvolvimento de uma série de habilidades, como afeto, equilíbrio, sensibilidade e responsabilidade. Galinha, pato, ganso, cabra, ovelha, pônei, coelho, faisão e pavão são algumas das espécies com as quais as crianças podem interagir e conhecer de perto na fazendinha. Sem contar os visitantes ilustres da mata atlântica que aparecem eventualmente, como tucanos, esquilos e lagartos.
Além de ser uma verdadeira sala de aula ao ar livre, a unidade da serra conta com uma estrutura completa para atender aos alunos, desde as salas de aula com equipamentos multimídia até espaços como brinquedoteca, biblioteca e videoteca. São também oferecidas aulas de música, balé, jiu-jitsu, artes e atletismo.