História
O Colégio Raízes tem a inovação em seu DNA e, desde o seu surgimento em Mogi das Cruzes, há 25 anos, tem se tornado referência na área educacional. Isto é resultado de uma filosofia de ensino baseada na formação completa dos alunos, desde o ensino infantil até o médio, quando eles saem daqui para encarar o vestibular e o mercado de trabalho.
Muito mais do que uma empresa que oferece serviços de ensino, o Raízes sempre teve a preocupação e o dever de ir além do tradicional para que os alunos possam adquirir o conhecimento ao longo dos anos de aprendizado. Para isso, o colégio tem professores e profissionais de todas as áreas comprometidos com a filosofia de que a educação é o único caminho possível para uma vida bem sucedida e, consequentemente, melhorar a cidade, o estado, o país e o mundo como um todo.
Além deste investimento nas pessoas que fazem da escola o que ela é, há a preocupação com as ferramentas e a estrutura para que tudo isso possa ser desenvolvido da melhor maneira possível. Nesta área, o Raízes também tem outro diferencial e consolida ainda mais sua vocação como inovador na criação de espaços adequados e adaptados para estimular os alunos a aprender cada vez mais. É por isso que a unidade do ensino infantil e fundamental está no meio da Serra do Itapeti, cercada de Mata Atlântica.
A utilização da tecnologia como grande aliada para melhorar o ensino é outra característica que consolida o Raízes como pioneiro em Mogi das Cruzes. Desde setembro de 2010, o Colégio centralizou toda a sua comunicação em dois blogs, um destinado à unidade do ensino infantil e fundamental e outro para os alunos do ensino médio.

Desta forma, além de uma economia considerável de papel, já que até mesmo comunicados para os pais são publicados nestes espaços virtuais, o Raízes conseguiu um dinamismo muito grande para se comunicar com os alunos, professores, pais e colaboradores, deixando-os sempre atualizados com o aquilo que está acontecendo na escola. Aliado à criação dos blogs, o Raízes também entrou nas principais redes sociais para se comunicar e relacionar diretamente com o mundo.
Já em 2013, o colégio ( Unidade da Serra) tornou-se parceiro do Sistema Uno Internacional, unindo seu conteúdo forte a ferramentas tecnológicas, como os iPads em sala de aula e a plataforma digital. As salas são equipadas com projetor multimídia e Apple TV, tecnologia necessária para que os professores possam utilizar os conteúdos armazenados nos tablets: livros didáticos, exercícios, material para as aulas, áudios, vídeos do Discovery Education e do Animal Planet.
Os alunos também utilizam os iPads para fazer exercícios, pesquisas e atividades com o auxílio de vídeos, fotos e gráficos. Com isso, as aulas ficaram ainda mais dinâmicas, fazendo com que o aprendizado seja passado com a linguagem que crianças e jovens se identificam.
Com a parceria com o Uno, o Raízes também tornou-se uma escola bilíngue, aumentando assim a carga horária de aulas de inglês. São cinco aulas semanais de inglês para as turmas do Infantil e do Fundamental I e Ensino Fundamental II.

Na Unidade do Ensino Médio, somos parceiros do Sistema de Ensino Poliedro, mais que um sistema de ensino, parceiros na educação.

Ser parceiro na educação é mais do que compartilhar soluções pedagógicas, é entender que o dia a dia da sala de aula se faz em conjunto, compreendendo a realidade de cada escola e proporcionando as melhores oportunidades de desenvolvimento para todos os alunos. Por isso, mais que um sistema de ensino, somos parceiros de escolas por todo o Brasil e buscamos, com elas, oferecer o melhor projeto pedagógico para cada região desse país.
O Sistema de Avaliação Educacional Poliedro (SAEP) permite que as Escolas Parceiras tenham acesso a diversas modalidades de provas e simulados, que auxiliam na avaliação dos conteúdos trabalhados. As escolas que adotam as coleções de 3ª ano do Ensino Médio e Cursinho Pré-vestibular (livros e cadernos Tetra, Hexa ou Med) podem optar por ciclos de simulados Enem, Fuvest ou ambos, elaborados conforme a estrutura das provas oficiais.