Ensino Médio Sistema Poliedro
Manual do Aluno

MANUAL DO ALUNO  -  2020

1-      Regimento Escolar: respeitar os deveres do aluno.

2-      Uniforme e material escolar:

ü  Uso obrigatório de uniforme completo (camiseta, blusão, calça ou bermuda) da escola tanto no período da manhã quanto no da tarde. Na falta de qualquer peça do uniforme, após a terceira ocorrência, os pais ou responsáveis serão notificados e deverão assinar a advertência que, por sua vez, deverá ser entregue a secretaria no dia posterior.

ü  Não será permitido o uso de sandálias Havaianas, rasteiras ou similares.

ü  Uso de boné, gorro ou touca: não será permitido dentro da sala de aula.

3-      Horário:

·         Entrada da manhã: 7h30.

·         Haverá uma tolerância de 10 min para a entrada dos alunos em sala de aula. Após esse horário, entrarão somente na segunda aula (8h20). Caso haja avaliação na primeira aula, o aluno poderá fazê-la, devendo se responsabilizar pelo tempo perdido.

·         Entrada até 8h20: apenas três vezes durante o mês. Na quarta ocorrência, o aluno receberá a 1ª advertência verbal. O pai ou o responsável tomará ciência do fato por escrito.

·         Entrada da tarde: será mantido as mesmas regras da entrada do período da manhã.

·         Saída antecipada: o pai ou o responsável deverá comunicar a escola, com antecedência, caso o aluno necessite se ausentar mais cedo da aula. Vale lembrar que, após a prova, haverá continuidade da rotina regular de aulas.

·          Saída com retorno: se o aluno precisar sair para fazer exames médicos, poderá voltar à aula com apresentação do respectivo atestado e com a assinatura da ata de saída pelo pai ou responsável.

·         Faltas:  é necessário comunicar a ausência do aluno por motivo de doença ou viagem.

·         Portão: ficará fechado durante o dia inteiro, sendo aberto nos horários de entrada e saída dos alunos.

4-      Material escolar e outros recursos:

·         Livros  e outros.

·         Materiais estipulados pelos professores: uso obrigatório. A falta dos materiais solicitados implicará sanções.

·         Sala de estudo e descanso: o uso no período inverso ao das aulas é livre e permitido até o encerramento das atividades na unidade.

·         Empréstimo de Livros: O Colégio Raízes Poliedro conta com acervo de livros para uso de seus alunos e professores. Os títulos estão disponíveis no site da escola e a obra ode ser retirada na secretaria. Entregar, na data combinada, o livro emprestado pelo colégio. A não devolução acarretará pagamento do valor referente ao livro. Caso o mesmo seja danificado, também haverá ressarcimento por parte do aluno.

·         Blog da escola: acessar com frequência, pois nele são divulgados calendários de provas, eventos e atividades realizadas no Colégio.

5-      Processos de avaliação de ensino e de aprendizagem

·         Provas: o aluno somente poderá sair da sala após 40 minutos do início da avaliação.

·         Prova de segunda chamada:

ü  Perda das avaliações: é necessário requerer a 2ª chamada da prova, junto à secretaria, caso o aluno falte nas Avaliações e Simulado.

ü   Apresentando atestado médico, a prova substitutiva custará R$37,00 e sem, R$47,00.

ü  As provas de 2ª chamada serão aplicadas em um único dia, logo após a Avaliação Mensal ou Bimestral, conforme o calendário.

ü  A 2ª chamada do simulado será aplicada logo após a data de sua aplicação conforme o agendamento da escola.

·         Trabalhos e pesquisas:

ü  Deverão ser entregues diretamente ao professor na data prevista e de acordo com os critérios por ele estabelecidos (nenhum funcionário está autorizado a recebê-los).

ü  Em caso de atraso, o aluno deverá entregar o trabalho na aula seguinte, diretamente ao professor, estando ciente de que a nota será diminuída.

·         Aulas de Educação Física:

ü  É obrigatória a apresentação de atestado de aptidão física.

ü  O aluno só será dispensado das aulas de Educação Física mediante apresentação de atestado médico ou atestado de frequência de uma Academia com o total de 2 horas semanais.

ü  Os alunos dispensados das aulas deverão fazer a avaliação bimestral.

6-      Sanções

ü  Celular, iPod, Mp3, máquina fotográfica, baralho e outros objetos não pertinentes às atividades escolares: uso expressamente proibido em sala e no período de aula.

ü  Fumo, bebida alcoólica e materiais cortantes nas dependências da escola: o aluno receberá suspensão, independentemente e ter ou não recebido advertência anterior.

ü  Atos de bullying ou violência física são expressamente proibidos: o aluno que manifestá-lo será suspenso, independentemente de ter ou não recebido advertência anterior.

ü  Caso o aluno sofra sanção disciplinar, estará suspenso de qualquer atividade extra proporcionada pelo colégio a partir da penalidade.

7-      Sanções disciplinares:

ü  Advertência verbal

ü  Repreensão

ü  Suspensão de 1 até o total de 3 dias

ü  Transferência compulsória

ü  Com relação a demais atos classificados como graves (como por exemplo, violência física ou mental) pela direção do colégio o aluno que os praticar, será suspenso, independentemente de ter sido ou não advertido anteriormente.

ü  Devolver no dia seguinte, na secretaria, a advertência ou suspensão assinada pelos pais, caso contrário não estará autorizado assistir às aulas.

8-      Outras orientações

·      Danos materiais a bens pertencentes ao colégio ou a um colega: o aluno causador deverá ressarci-lo no valor vigente.

·      Atividades não previstas: visitas externas, excursões, trotes e piqueniques no horário de aula deverão ser submetidos à aprovação da direção.