Blog Raízes da Serra

Colégio Raízes

26/03
Jogo de tabuleiro e a corrida dos animais

2º ano (1)O jogo, além do  caráter lúdico e divertido que proporciona ao jogador, também desenvolve funções que vão além do entretenimento, envolvendo também aspectos sociais, cognitivos e afetivos do participante.

O jogo é social quando estimula os alunos a se relacionarem entre si durante as partidas, bem como os incentiva à obedecerem às regras e limites do adversário.

A área afetiva ocorre no respeito à vez do colega, durante a partida, bem como no “saber ganhar e no saber perder”

Para estimular todos esses conhecimentos, os alunos pegaram o tabuleiro (fornecido pelo livro) e confeccionaram os seus dados. Formaram duplas e puderam trabalhar de forma divertida diversos conteúdos.

25/03
Fácil e Difícil de mexer

IMG-3943

IMG-3948O que é fácil? E difícil?

Tendo como base o desenho do corpo humano ilustrado no chão, os alunos identificaram quais partes sentiram mais dificuldade para mexer e quais as mais fáceis.

Exploramos com perguntas, como: Quantas partes temos em nosso corpo? Como podemos descobrir?

Ao final, cada aluno colou na prancha de atividades um desenho do corpo humano e pintou a parte mais fácil e mais difícil de mexer. Concluíram cantando a canção “cabeça, ombro, joelho e pé”.

Uma atividade bem divertida que além de trazer o conhecimento de noção de quantidade, coordenação motora grossa, agregou também  equilíbrio e flexibilidade. Veja aqui!

22/03
Lembrete do I Simulado

Post_Simulado Serra_Raizes-01Excepcionalmente no 1º Bimestre, o Simulado do Ensino Fundamental II, será aplicado na Unidade do Ensino Médio no dia 06/04/2019 (sábado) das 8h às 10h e em seguida os alunos farão o Teste do Habilmente das 10h30 às 12h.

20/03
Segunda chamada das avaliações mensais

Post_Segunda chamada_Raizes-01Para quem perdeu alguma prova mensal, terá a oportunidade de recuperar a nota.

A Segunda chamada da avaliações mensais será dia 25/03 às 13h para Fundamental I e  dia 28/03 às 13h30 para o Fundamental II .

Não esqueçam de fazer um requerimento na secretaria do colégio.

Boa prova!

Relações Ecológicas

20190218_113048

Para compreender melhor as relações ecológicas entre os animais na natureza os alunos do 7° ano desenvolveram uma atividade em campo para observar de perto essas diversas relações.

Ao caminharem pela área de natureza da escola puderam na prática observar, registrar e discutir sobre as relações harmônicas e desarmônicas entre os diversos seres vivos que compõe os diversos ecossistemas, principalmente os que habitam a natureza do ecossistema do nosso Colégio.

Durante a atividade um ser vivo em especial, um lindo esquilo, surpreendeu a todos permitindo que um dos alunos interagisse no momento de sua alimentação.   20190218_113048E para compreender melhor a evolução dos seres vivos os alunos do 8° ano desenvolveram uma atividade sobre a evolução dos bicos dos Tentilhões do Arquipélago de Galápagos observado e estudado por Darwin em sua incrível viagem que possibilitou o enriquecimento dos seus estudos sobre a evolução dos seres vivos.

Com materiais simples, como pinça, pregador, tesoura, arroz, feijão, entre outros puderam na prática observar, vivenciar e discutir o processo de evolução.  Clique aqui e veja mais fotos!

19/03
Expressão Facial

1º ano (5)

1º ano (11)A afetividade esta presente no ser humano, independente da idade. Trabalhar com sentimentos  é possibilitar sua manifestação, favorecer uma tomada de consciência, alegrias, mágoas, tristezas, surpresas, desejos, buscando identifica-los bem como ter a oportunidade de lidar com eles.

Ao proporcionarmos momentos que a criança possa extravasar  seus sentimentos, estamos valorizando esses sentimentos e mostrando que estamos nos importando com elas.

Para simular essas expressões, os alunos do 1º ano, utilizaram frutas e se divertiram muito ao montar expressões com o melão, uva passa, banana, maça e damasco. Confira aqui essas “ carinhas”.

18/03
Meu Varal

IMG-20190226-WA0104

A Coordenação motora é a capacidade de coordenar os movimentos, é a interação entre o cérebro e as articulações.

É a capacidade de usar de forma eficiente e precisa os pequenos músculos, produzindo assim movimentos delicados e específicos.

Para treinar esses movimentos, os alunos se sentaram em grupos e cada aluno ia pegando uma tira de papel crepom de qualquer cor e colocando no varal. Quem terminasse primeiro, deveria ajudar o amigo.

Essa atividade teve como objetivo desenvolver a capacidade motora com movimentos de pinça, além da sociabilização e empatia dos alunos.Confira aqui outras fotos desse varal!

Oficina de Argila

OFICINA 1 (2)E a turminha do Infantil até o 1º ano se divertiu muito com a Oficina de Argila. Muita criatividade e diversão neste dia. Confira aqui!

15/03
Informe de Ocorrência

152477-livro-de-ocorrencia-voce-sabe-qual-a-sua-importanciaA participação dos pais na vida escolar dos filhos é parte fundamental no processo de aprendizagem.

Ao perceber que pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, desenvolvendo-se de forma segura e com boa autoestima.

Pensando nessa parceria, o Colégio entregará aos pais quinzenalmente um Informe de Ocorrências, o qual poderão acompanhar de perto o desempenho dos alunos, como: entrega dos trabalhos e lições de casa, participação nas aulas, uso de uniforme, responsabilidade com o material escolar , entre outros.

Esse informe deverá ser visto e assinado.

Neste processo ganha o aluno, a família e a escola. Neste processo somos todos vencedores!

14/03
A Guarda

jiu jitsu (2)Fazer guarda é algo básico de qualquer arte marcial e que todo lutador tem que aprender a fazer.

Fazer guarda, por princípio é fazer uma defesa, você tem que se proteger dos ataques do seu oponente, fazendo guarda.

E para fazer de forma correta a guarda é necessário técnica para  tentar prever o que o companheiro guardeiro vai tentar fazer, habilidades essas que só vêm com muito treino e repetições.

Nesse treino os alunos utilizaram passagens que não se baseiam em força, mas sim em técnica, que vão aumentar as percepções sobre distribuição de peso, postura, equilíbrio, pressão, pegadas dominantes, entre outras habilidades da criança aplicadas na luta.

Confira aqui mais fotos!