29/04
Fotos da atividade do descobrimento do Brasil

Índios, navegadores e caravelas invadiram o Raízes na quinta-feira (28). A atividade sobre o descobrimento do Brasil foi um grande sucesso e todo mundo se divertiu bastante, tanto a turma da manhã quanto a da tarde.

Alguns pais também marcaram presença no Raízes para assistir aos filhos caracterizados como os personagens que fizeram parte da história do descobrimento do País.

As fotos já estão no Flickr do Raízes. Clique aqui para vê-las.

28/04
Coluna Tira-Dúvida: ferro


Algumas substâncias têm um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, como o ferro, por exemplo. Ele é um mineral que ajuda no bom funcionamento do organismo e desempenha uma série de funções, como contribuir para a formação dos glóbulos vermelhos e transportar o oxigênio para as células de todo o corpo.
Como o ferro está presente em alimentos de origem animal e vegetal, ele pode ser classificado de duas formas: hémico e não-hémico.
O ferro hémico é absorvido mais facilmente pelo organismo e está presente em maior quantidade na carne, no peixe, na gema do ovo e nos cereais, como aveia, por exemplo.
Já o não-hémico, cuja absorção é mais difícil, está nas leguminosas (grãos), espinafre, brócolis, e também em legumes e naqueles de folha verde escura.
A nutricionista do Raízes, Paula Nogueira Oseki, recomenda que sejam desenvolvidas estratégias alimentares que incluam alimentos com ferro nas refeições da crianças. 

“Uma boa opção é sempre conjugar hémico e o não-hémico, oferecendo o ‘ferro vegetal’ sempre com o ‘ferro animal’. Outra alternativa que potencializa a absorção é a ingestão de alimentos ricos em ácido ascórbico (vitamina C) com ou após as refeições. Um suco de laranja ou fruta, por exemplo, são suficientes”.


Paula alerta para o consumo em excesso de chá e café, cujo tanino presente inibe em 64% e 33%, respectivamente, a absorção do ferro. Ela indica que as duas bebidas não sejam consumidas após as refeições.
O cálcio também é um inibidor da absorção do ferro, portanto, a nutricionista do Raízes não aconselha o consumo de produtos que contenham esta substância na sobremesa, como iogurtes e gelados, por exemplo.
A falta de ferro no organismo pode causar uma série de problemas, mas a doença mais comum é a anemia, portanto, o ideal é sempre manter a alimentação balanceada”, finaliza Paula.

27/04
Convite

Falamos da atividade sobre o descobrimento do Brasil e esquecemos de dizer que ela é aberta para os pais assistirem. Não será um grande evento, mas sim algo informal nesta quinta-feira (28).
No entanto, todos estão convidados a ver a encenação moderna da história da chegada dos portugueses em terras brasileiras.
A apresentação da turma da manhã será às 10h30; e os alunos da tarde se apresentarão às 14 horas.
Esperamos vocês!!!
PS: As fotos da caçada da Páscoa da turma da tarde já estão no Flickr do Raízes. Clique aqui para vê-las.

26/04
Avisos

Nesta sexta-feira (29) ocorrerá a reunião de pais e mestres do  1º bimestre. Para as turmas da manhã, será das 8 às 11h30; e para o pessoal da tarde, das 13 13h30 às 16h30.
Só um aviso: as fotos da caçada dos ovos das turmas da tarde serão publicadas amanhã, ok?

25/04
Brasil moderno

Em vez da famosa carta descrevendo as belezas e riquezas da terra descoberta, Pero Vaz de Caminha mandará um e-mail para Portugal. Já as índias, se transformarão em operadoras de telemarketing.

É com essa roupagem moderna que os alunos do Raízes participarão de uma atividade sobre o descobrimento do Brasil.
A ideia é que todo o conteúdo ensinado em sala de aula sobre a história seja encenado pelas próprias crianças, mas de uma forma que esteja mais próxima da realidade atual, com elementos que façam parte do dia a dia de cada um.
Será utilizada também a música Pindorama, do grupo Palavra Cantada, e, ao final da apresentação, os alunos irão assistir a um DVD do maestro João Carlos Martins regendo o Hino Nacional com um arranjo diferente do original e imagens que mostram o País inteiro, com todos os povos convivendo em harmonia.
Participarão da atividade os alunos da educação infantil até o 5º ano.
Assista ao vídeo da Palavra Cantada:

20/04
Fotos da caçada



Depois de ir atrás das pistas e dicas, os alunos do Raízes encontraram a recompensa durante a caçada de Páscoa nesta quarta-feira (20).

Ao fim da brincadeira, foram achados vários ovos de páscoa, um para cada criança levar para casa.

A atividade tem o objetivo de estimular o raciocínio e a criatividade dos alunos, de forma lúdica, utilizando a temática da data.

Algumas fotos da caçada já estão Flickr do Raízes. Clique aqui para vê-las.

19/04
Caçadas de páscoa


A Páscoa no Raízes será marcada por duas caçadas. Nesta quarta-feira (20), os alunos da educação infantil e do 2º ao 5º ano terão atividades relacionadas ao tema para comemorar a data.

As crianças do infantil terão a Caçada – Brincando com o Coelho e seus Amigos. Todos receberão dicas e pistas para encontrar o coelho e seus amigos. No final do caminho, eles terão uma surpresa.

Já os alunos do 2º ao 5º ano farão a Caçada do Ovo Filosofal. Eles ganharão um mapa enigmático para descobrir aonde estará o ovo dentro do Colégio. Todas as perguntas do enigma estarão ligadas a atividades desenvolvidas ao longo do primeiro bimestre.

A primeira carta que será dada aos alunos tem a seguinte mensagem:

Prezado aluno, foi constatado que lhe foi confiado a posse de um tesouro escondido, de valor inestimável. Para confirmar a posse você deve passar por provas de aptidão, a fim de que possamos ter a garantia de que este inestimável tesouro estará seguro em suas mãos. Boa aventura”.

A partir daí, todos terão de se empenhar para descobrir o enigma.

Boa festa e aventura a todos!

15/04
Cardápio do almoço


Todos já perceberam o quanto a alimentação dos alunos tem mudado nestes últimos meses, graças à nutricionista do Raízes, Paula Nogueira Oseki. Por conta disso, alguns pais pediram para saber qual é o cardápio servido no almoço das crianças.

O cardápio do lanche ainda não está totalmente pronto, por isso não será colocado no blog agora. Assim que ele estiver definido, também será publicado aqui.

Portanto, seguem as informações, só lembrando que podem ocorrer pequenas mudanças e variações.
Primeira semana
Segunda-feira: Arroz, feijão, frango assado, espinafre no vapor, alface e tomate (rodelas); sobremesa: cubos de melancia; suco de uva.
Terça-feira: Arroz, feijão, escondidinho de carne moída com purê de batata, alface, beterraba cozida em tiras ao molho italiano; sobremesa: spumoni de uva; suco de laranja.
Quarta-feira: Arroz, feijão, omelete de queijo e escarola, cenoura no vapor, alface e milho; sobremesa: cubinhos de manga; suco de goiaba.
Quinta-feira: Arroz, feijão, filé de peixe ao forno, batata no vapor, pepino, tomate e azeitonas; sobremesa: maçã; suco de caju.
Sexta-feira: Macarrão branco, almôndegas cozidas ao sugo, couve-flor no vapor, tomate e ervilhas; sobremesa: salada de frutas; suco de abacaxi.
Segunda semana
Segunda-feira: Arroz, feijão, iscas de bife acebolado, purê de mandioquinha, alface; sobremesa: laranja; suco de manga.
Terça-feira: Arroz, feijão, nuggets assado, couve refogada, chuchu com milho e sal de ervas; sobremesa: gelatina; suco de caju.
Quarta-feira: Arroz, feijão, panqueca verde de frango, brócolis refogado, tomatinho doce e pepino; sobremesa: banana; suco de maracujá.
Quinta-feira: Arroz , strogonoff de frango, batata frita, alface e lentilha ao vinagrete; sobremesa: brigadeiro no copinho; suco de uva.
Sexta-feira: Arroz, feijão, salsicha ao sugo, purê de batata, alface, tomate e ovinho de codorna; sobremesa: salada de frutas; suco de laranja.
Terceira Semana
Segunda-feira: Arroz, feijão, ovo na chapa, cenoura (rodelinhas) no vapor, alface e beterraba cozida (picadinha); sobremesa: cubinhos de melão; suco de goiaba.
Terça-feira: Macarrão bolonhesa, couve-flor no vapor, alface, ervilhas e ovo cozido ao molho de laranja; sobremesa: spumoni de limão; suco de pêssego.
Quarta-feira: Arroz, feijão, bife na chapa, bolinho de arroz com aveia e folhas (do brócolis), alface e brócolis; sobremesa: pêra; suco de laranja.
Quinta-feira: Arroz, feijão, peixe ao forno com sal de ervas, espinafre no vapor, alface com cenoura ralada e tomate; sobremesa: laranja; suco de caju.
Sexta-feira: Arroz, feijão, filé de frango grelhado, creme de milho, alface e tomate; sobremesa: chocolate; suco de uva.
Quarta Semana
Segunda-feira: Arroz, feijão, linguiça assada, farofa de ovo com abobrinha ralada, alface e tomatinho doce; sobremesa: abacaxi em cubinhos; suco de caju.
Terça-feira: Arroz com brócolis picadinho, role de frango (recheado com tira de cenoura e calabresa), repolho, cenoura, beterraba e soja vinagrete; sobremesa: arroz doce; suco de uva.
Quarta-feira: Arroz, feijão, filé de frango à milanesa, chuchu no vapor com sal de ervas, tomate; sobremesa: gelatina; suco de manga.
Quinta-feira: Arroz, feijão preto, hambúrguer assado, couve refogada, maionese; sobremesa: maçã; suco de maracujá.
Sexta-feira: Arroz, feijão, carne em cubos com batata, cenoura, vagem, alface e tomate; sobremesa: mamão; suco de acerola.

14/04
Tira-Dúvida: chocolate

Para ver maior, clique aqui.

Tudo bem que para a maioria das crianças, e dos adultos também, não existe uma única época para se esbaldar de comer chocolate. No entanto, inevitavelmente a Páscoa é o período do ano em que ele está mais presente e todos acabam cometendo algum excesso.

Por isso, a nutricionista do Raízes, Paula Nogueira Oseki, dá dicas para aproveitar a época mais doce do ano sem esquecer do cuidado com a alimentação.

Um dos principais benefícios do consumo do chocolate é a tão famosa sensação de bem-estar, que ocorre porque ele libera endorfina e serotonina no organismo. Ele também eleva os níveis de feniletilamina, relacionada à “química do amor” e responsável pelas demonstrações de ânimo e euforia.

Em sua composição, o chocolate contém ainda cafeína, que garante energia positiva e favorece a atividade mental. “Muitos estudos mostram que os antioxidantes (flavonoides) presentes no chocolate amargo combatem os radicais livres, retardando o envelhecimento”, acrescenta a nutricionista.

Agora a parte ruim: o consumo de chocolate em excesso pode causar, ganho de peso, diarreia e outros problemas intestinais, piorar a saúde cardiovascular e até dependência.

Não há uma única receita, mas Paula recomenda que “o ideal é manter o bom senso e consumir o chocolate com moderação, não só na Páscoa, mas durante toda a vida. Não ultrapasse o limite diário de 50 gramas, em função dos altos teores de gordura e açúcar”, comenta.

Outra recomendação da profissional é desestimular o consumo das crianças em qualquer idade, porque quanto mais cedo elas começarem a comer, pior. “No primeiro ano de vida, as chances de intolerância à lactose (açúcar encontrado no leite animal) são maiores, portanto muita moderação”, diz.

A nutricionista também faz um alerta em relação aos brinquedos que vêm em alguns ovos de páscoa. “Eles podem ser perigosos. Uma dica é observar se o ovo contém o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, o Inmetro”, finaliza.

13/04
Música no Raízes


Não faltou música na terça-feira (12) por todo o Colégio Raízes. Isso porque os alunos do full time participaram do Happy Day, cujo tema desta edição foi música.
A atividade é destinada a aprofundar conhecimentos e estimular o desenvolvimento de habilidades nas crianças.
Os alunos fizeram roda cantada, jogo da memória com instrumentos musicais, confecção de um chocalho com materiais recicláveis, como latinhas de refrigerantes, e brincaram de “Qual é a Música?”.
As fotos podem ser vistas aqui.