Educação bilíngue

É cada vez maior a necessidade de aprendermos e dominarmos um segundo idioma. Para as crianças e jovens, conseguir se comunicar de forma natural em inglês não ajuda apenas no dia a dia – na hora de acessar um site estrangeiro ou ver um filme em outra língua. Para eles, dominar a língua vai fazer muita diferença futuramente, na hora de ingressar no mercado de trabalho.

É por isso que quanto mais cedo aprendemos a língua inglesa, mais fácil é a sua assimilação. E foi pensando nisso que o Colégio Raízes deu um importante passo neste ano, ao iniciar a implantação do sistema bilíngue na escola.

Para falar um pouquinho mais sobre a educação bilíngue, conversamos com a prô Priscila Aoki, que dá aulas de inglês para as turmas do ensino fundamental I. Olha só!

Como podemos explicar a educação bilíngue?
O objetivo da educação bilíngue é promover uma imersão na língua estrangeira, por meio da fala, da escrita, da comunicação. Por isso estamos oferecendo uma carga horária maior de aulas de inglês. Os alunos do ensino fundamental I, para os quais dou aula, têm contato com a língua três vezes por semana. São duas aulas de 30 minutos, mais uma de 50 minutos no full time [as turmas da educação infantil têm aulas de inglês de 30 minutos três vezes por semana].

Por que é importante aumentar a carga de aulas de inglês?
Quanto maior a frequência com que os alunos aprendem e tem contato com o inglês, maior é a vivência com o outro idioma. Nas aulas, o professor se comunica com os estudantes apenas em inglês, para que eles assimilem de forma natural e espontânea a segunda língua.

Como despertar o interesse dos alunos para o aprendizado de outro idioma?
A melhor forma é mostrar por que eles precisam aprender o inglês. Na verdade, eles já têm contato com a língua no dia a dia, ao usar o computador, com jogos eletrônicos, quando vão ao cinema e assistem produções estrangeiras. Quando mostramos que o aprendizado do inglês pode abrir muitas portas no futuro, na vida profissional também, eles ficam mais interessados.