Saiba mais sobre o sistema bilíngue na educação infantil

Aprender uma segunda língua cedo traz muitos benefícios às crianças e jovens.

Não só porque o aprendizado do idioma fica mais fácil, mas também porque este processo auxilia no desenvolvimento cognitivo da criançada.

Desde o começo deste ano, os alunos da educação infantil do Colégio Raízes têm experimentado estes benefícios. Isso porque, em 2013, adotamos o sistema bilíngue, aumentando a carga horária das aulas de inglês das turminhas.

Para falar mais sobre todos os benefícios do ensino do inglês para as crianças do infantil e para explicar como se dá o processo de aprendizado por meio do sistema bilíngue, conversamos com a teacher Lais, que é nossa coordenadora de inglês da educação infantil.

Quais benefícios o sistema bilíngue traz para os alunos da educação infantil?
É comprovado por meios de estudos as vantagens na aquisição de um segundo idioma cedo. O processo de aprendizagem de outra língua nessa faixa etária é muito natural. Além disso, os alunos apresentam vantagens cognitivas. Eles percebem que o mesmo objeto pode ser chamado de maneira diferente e qual maneira utilizar com cada pessoa. Outro ponto importante é que crescer falando duas línguas pode ter influencias positivas em alguns aspectos da inteligência.

Como funcionam as aulas para as turminhas por meio do sistema bilíngue?
A ideia é fazer com que as crianças desde cedo aprendam a pensar em inglês. É incrível a associação que os alunos têm da língua inglesa ao ver a teacher. Imediatamente os alunos trabalham a língua desde que a teacher entra em sala de aula. O material do Uno Internacional é desenvolvido de acordo com a realidade dos alunos nessa faixa etária e, com o iPad, a aula fica muito mais interessante e superdivertida para os alunos.

Quais cuidados os professores devem ter ao ensinar a criançada do infantil?
Introduzir a segunda língua com naturalidade e sem pressão. Estimular o aluno por meio de brincadeiras e músicas. Desta forma o aluno aprende de uma maneira lúdica e natural.

Ensinar por meio do sistema bilíngue pode confundir as crianças?
Não, uma criança que foi exposta desde cedo a duas línguas apresenta maior familiaridade com o aprendizado. Elas tendem a prestar mais atenção na diferença entre as línguas. Com isso a criança adquire foco e maior concentração para o desenvolvimento de outras tarefas.

A alfabetização também acontece por meio da língua inglesa ou isso deve acontecer na língua materna?
A alfabetização na língua materna leva a criança a adquirir, dentro do seu contexto, um vasto repertório na escrita. Depois disso, num processo natural, a criança transfere o que aprendeu para uma segunda língua.

É possível dizer que os alunos do infantil adquirem certo grau de proficiência no inglês com as aulas de imersão na língua?
Totalmente. Como o processo de ensino nesse período é muito natural, os alunos absorvem com muita facilidade a segunda língua.

E a criançada do Raízes está curtindo as aulas por meio do sistema bilíngue?
O sistema bilíngue foi muito positivo. As crianças se adaptaram facilmente a esse novo processo.