Raízes promove mês de prevenção a bullying e cyberbullying em maio

Post_Bullying_Raizes-01 (1)O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa brigão. Na escola, o bullying acontece quando um ou mais alunos praticam agressões intencionais, verbais ou físicas, de maneira repetitiva contra um ou mais colegas.

Em tempos de redes sociais, o bullying ganhou uma nova dimensão. Quando o bullying acontece na internet, por meio de mensagens com imagens ou comentários depreciativos, chamamos de cyberbullying.

Prevenir estas situações, seja dentro da escola ou na internet, é muito importante. Isso porque, além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

Sabendo do papel da escola para impedir estas práticas, o Colégio Raízes vai desenvolver no mês de maio diversas atividades de prevenção ao bullying e ao cyberbullying.

As atividades tiveram início na sexta-feira (6/5) com uma dinâmica preparada pela coordenadora Beth e pelo professor Wagner para os alunos do 2º ao 7º ano. Ao longo do mês, todas as séries participarão das ações como dinâmicas, palestras, sensibilizações, trabalhos, vídeos, inclusive em inglês, para que os alunos possam entender o que é o bullying e não praticá-lo.

Dessa forma, acreditamos que nossos alunos estarão conscientes sobre a importância de respeitarmos os colegas da escola e as diferenças. Fiquem de olho no blog, pois postaremos aqui fotos e como foram as atividades do mês de prevenção ao bullying e ao cyberbullying.