Montando frases com figuras

1º ano (3)A proposta da professora do 1º ano, foi que os alunos estruturassem uma frase corretamente a partir das figuras expostas.

Pensando no processo de alfabetização, sabemos que é mais complexo do que se imagina, pois é a partir dele que milhares de pessoas aprendem a ler e escrever.

É essencial praticar a leitura e a escrita no cotidiano escolar “trabalhar com palavras”, propiciar aos alunos refletir sobre elas, montá-las e desmontá-las.

Com isso, mesmo ainda sem saber ler convencionalmente, os alunos poderão se apoderar de algumas estratégias de leitura: estratégias de antecipação, de checagem de hipóteses, de comparação, entre outras.

O objetivo da atividade foi desenvolver nos alunos a imaginação, e o contato com as palavras, para que assim pudessem estruturar frases semanticamente corretas.

Veja outras fotos clicando aqui!