Eletricidade Estática

4º ano (3)A professora do 4º ano desenvolveu uma experiência com eletricidade estática, usando o pente elástico que, depois de ser passado no cabelo, atrai pedacinhos de papel.

O experimento foi feito dentro da sala de aula e utilizou-se: garrafa pet,prato de plástico, água,corante, pente elástico e agulha.

Primeiramente com a agulha foi feito um furo na garrafa. Em seguida, foi misturado água e corante dentro da garrafa, e um aluno tampou o furo com o dedo.

Depois, foi passado o pente elástico, repetidas vezes. Logo após, foi destampado o furo da garrafa, aproximou-se o pente do filete de água que começou a sair.

O filete de água teve seu trajeto desviado pelo pente, porque ele ficou carregado eletricamente.

Essa atividade teve como objetivo levar os alunos a verificar a atração de um filete de água pela ação da eletricidade estática.

Confira aqui essa experiência.