E a herança vai para quem?

5º ano (2)Já imaginou um texto bem desenvolvido e bem escrito, mas com erros fatais de pontuação?

A pontuação tem a difícil missão de marcar na escrita as características próprias da oralidade e estabelecer as relações entre as palavras e as expressões. O emprego da pontuação pode alterar muito a interpretação de um texto.

Ela é a ferramenta que organiza, que sinaliza o texto que será lido, proporcionando ao leitor a capacidade de compreender perfeitamente o que o autor se propôs a argumentar.

Pensando nisso, a prô do 5º ano deu aos alunos a difícil tarefa de desvendar um mistério.

Um homem, muito rico, em seu leito de morte resolve deixar orientações para a divisão de sua fortuna e escreve assim:

“Deixo os meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do alfaiate nada aos pobres.”

E agora, quem herdou sua fortuna? O sobrinho, a irmã, o alfaiate ou os pobres? Divididos em grupos os alunos tiveram que usar corretamente os elementos de pontuação, de modo que ficasse claro para quem deveria ser dada a herança. Lembrando que todos poderiam herdá-la, dependiam apenas dos sinais de pontuação.

Confira aqui como os alunos distribuíram essa herança!