Experimento com o disco de Newton

4º ANO (1) 4º ANO (2)Newton comprovou que a luz branca é proveniente da soma dos espectros luminosos. A partir daí que surgiu o disco de Newton.

O disco de Newton contém as cores do arco-íris e girando-o compõe-se a luz branca. O fenômeno do arco-íris se dá pela decomposição da luz branca do Sol, que ocorre quando esta incide sobre gotículas de chuva na atmosfera.

Cada aluno construiu seu disco, pintando-o com as cores do arco-íris, foi realizado um furo no centro do círculo e acrescentando um lápis com o intuito de girá-lo velozmente, observando assim o aparecimento da cor branca.

Além de aprender ciências de um modo bem divertido, os alunos do 4º ano associaram o experimento com a luz branca.