Blog Raízes da Serra

Colégio Raízes

16/04
Pintando com os pés

IMG-20180410-WA0016Seguindo o conselho de Carlos Drumonnd de Andrade, que afirma: “Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver dois meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”

Pensando nisso a prô do maternal propôs aos alunos que fizessem uma bela pintura com os pés encapados com papel bolha.

Além de aprimorarem a coordenação motora grossa e o equilíbrio,  aguçaram os sentidos através dos pés e a visão através das cores.

Sabemos que a coordenação motora é a capacidade de sincronizar  os movimentos usando cérebro, músculos e articulações.Então nossos pequenos aprenderam se divertindo, criaram belas obras de arte.

Veja no vídeo quanta animação:

 

13/04
Trocando Figurinhas

COLÉGIO RAÍZES (4)

COLÉGIO RAÍZES (12)Hoje foi o dia de trocar as figurinhas do álbum da Copa do Mundo e ninguém quis ficar de fora. Bora conferir?

Quando eu era criança…

FILOSOFIA (5)Quando eu era criança…

Foi com essa questão que os alunos do 8º ano iniciaram a aula de filosofia.

Eles fizeram a  leitura do livro “Casa de Consertos” e para relacionar o conceitos do livro com sua vida, eles trouxeram o seu primeiro brinquedo  ou o que mais marcou sua infância e partilharam sobre  sobre a importância  dele para sua história  de vida .

O objetivo da atividade foi relembrar a infância  e trabalhar a passagem dela  para a adolescência, trazendo memórias importantes para a formação do cidadão.

Com o tema: Assertividade – os alunos do 6º ano fizeram o exercício de se colocar no lugar do outro. Debateram em sala e trocaram experiências com o objetivo de  avaliar a si mesmo.

O que faço  para ser  uma pessoa cada vez melhor?

Já o 7º ano saiu em passeio pelo colégio para sentir o que esses ambientes causavam em suas vidas. “Sensações  e sentimentos”… com o objetivo de trabalhar a percepção, imaginação  e autonomia com os próprios sentidos, os alunos fizeram uma importante discussão sobre esse emaranhado de sentimentos despertados.

E com o 9º ano o assunto foi:Moralidade, baseado na leitura de texto: O que é  Moralidade? do livro: Filosofia sem as partes chatas.

Os alunos discutiram os conceitos  citados  no texto e fizeram referência  com a moral e ética do dia a dia.

Vamos Conferir? Aqui

12/04
Dança popular brasileira

dança (4)A dança tem uma grande contribuição no desenvolvimento das crianças, colaborando para a  sociabilidade e relacionamento.

Com o objetivo de vivenciar a cultura popular a prô de dança, trouxe para as alunas o resgate da nossa cultura, fazendo com que elas refletissem sobre a importância de conhecer as nossas tradições.

O folclore brasileiro é rico em danças que representam as tradições e a cultura de uma determinada região.

Estão ligadas aos aspectos religiosos, festas, lendas, fatos históricos, acontecimentos do cotidiano e brincadeiras.

As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas com letras simples e populares e figurinos e cenários representativos.

As danças folclóricas são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma.

Veja aqui mais fotos!

11/04
Dia da Família

familiaEste ano o Colégio Raízes vai celebrar o Dia da Família.

Por este motivo, não haverá mais comemorações separadas para Dia das Mães e Dia dos Pais.

Para esta festa, que será no dia 05de maio de 2018, das 8h30min às 12h00min, toda a família está convidada, desde os pais, irmãos, avós, primos, tios e até mesmo aquele amigo ou amiga que é considerado família.

O evento será no Parque Centenário.

Seguindo uma tendência mundial em relação aos novos formatos de família, consideramos que o Dia da Família vem contemplar essa mudança.

Para participar cobraremos uma taxa no valor de R$ 25,00 por pessoa e R$ 10,00 para aluno. Nesse valor estão incluídos várias atividades e 1 (um) kit lanche, adesões até 13 de abril.

Qualquer dúvida procurar a secretaria do colégio.

Troca de Figurinhas

albumUma das coisas que deixa a torcida ainda mais divertida em ano de Copa do Mundo é o famoso álbum de figurinhas do Mundial.

Tanto que a criançada fica superentretida trocando as figurinhas para completar o álbum. Aqui entre os alunos do Raízes não é diferente e a galerinha também está participando desta onda.

No entanto, o colégio possui um dia específico para que os estudantes possam levar para a escola o álbum e trocar as figurinhas com os amigos, que será na sexta-feira (13/04).

Por isso, pedimos aos alunos que, nos outros dias da semana, deixem o álbum em casa, para não atrapalhar o rendimento escolar, certo?

Lembramos que os álbuns e as figurinhas devem estar devidamente identificados.

Aos pais, pedimos também que orientem seus filhos em relação ao dia do álbum de figurinhas.

Bora trocar umas figurinhas?

Que Português é esse?

GRAMÁTICA (2)Quem nunca ouviu falar, que determinada região do país fala um português “mais correto” do que outra?

Para combater esses mitos linguísticos, que propagam a ideia do preconceito linguístico e apenas reforçam a ideia de que a linguagem é um instrumento de poder simbólico, os alunos do 6º ano, fizeram uma pesquisa sobre o assunto.

A linguagem é um instrumento da comunicação, e deve ser utilizada de maneira democrática.

Na modalidade escrita é importante preservarmos a língua prescrita pelas gramáticas, caso contrário nossa língua portuguesa ficaria vulnerável. Já imaginou se cada um de nós inventasse regras,alterando as regras gramaticais já impostas?

Já para os alunos do 7º e 8º ano, para revisaram o conteúdo trabalhado no trimestre e aperfeiçoaram os estudos gramaticais, fizeram a aula invertida, onde através de pesquisas prepararam o material para apresentação, podendo assim revisar ou reforçar um conceito já estudado.

E o 9º ano, com papel sulfite e muita criatividade, estudou sobre as orações coordenadas e subordinadas, trocando as folhas e analisando uns dos outros, fizeram uma revisão muito eficiente.

Confira aqui!

10/04
Despertando os sentidos

5º ANO (3)Você consegue enxergar com as mãos?

Para falar sobre o sistema neurológico com os órgão de sentido, a prô do 5º ano desenvolveu uma atividade de apuração de sentidos.

O objetivo da atividade era  aprimorar os outros sentidos, de modo que os alunos pudessem perceber as coisas sem usar a visão.

Ao vendar os olhos, as crianças tiveram que descobrir  os objetos ao pegá-los, ouvir a voz ou tocar em alguém para descobrir quem é e ainda sentir o cheiro de alguns produtos.

Com isso os alunos puderam deixar os sentidos como audição, tato e olfato mais sensíveis as percepções, já que não estavam enxergando nada.

Para conferir como foi essa aula sem usar a visão clique aqui

09/04
Equilíbrio e Jiu-jítsu

JIU JITSU (3)Muito mais do que apenas golpes e posições marciais, a aula de jiu-jítsu busca fortalecer as relações e formar o caráter .Essa modalidade tem por objetivo melhorar a concentração, proporcionar autoestima, disciplina e saúde com total segurança.

Em toda aula e atividade há sempre uma relação muito próxima com a realidade do dia a dia, preparando as crianças para o futuro com responsabilidade e segurança.

Para tanto as aulas de jiu-jítsu contribuem também para o controle muscular,aperfeiçoamento do reflexo, desenvolvimento do equilíbrio, além de fortalecer a autoconfiança e o senso de disciplina e hierarquia.

Que tal aprender alguns golpes?

Confira nas fotos as aulasJIU JITSU (1) JIU JITSU (2)