Blog do Ensino Médio

Colégio Raízes

Reação química rápida ou lenta?

PHOTO-2019-04-08-09-08-16 PHOTO-2019-04-08-09-08-17 PHOTO-2019-04-08-09-08-18As reações químicas são diferentes e saber controlar é dos objetivos das indústrias químicas. Como podemos acelerar uma reação? Ou como podemos diminuir a velocidade, foi um dos objetivos desse experimento.

Através da produção de gás carbônico estocado em bexigas, devido à reação entre o vinagre com bicarbonato, foi verificado que ao aquecer a mistura, a velocidade foi bem mais rápida quando comparado com a mistura em temperatura ambiente.

Quando colocado em banho de gelo, a reação pode nem acontecer. Uma bela experiência, que mexeu com a imaginação dos alunos.

Lexile Framework for Reading

ingles

Lexile Framework for Reading é uma ferramenta educacional que usa uma medida chamada Lexile para combinar leitores com livros, artigos e outros recursos de leitura nivelados. Leitores e livros recebem uma pontuação na escala Lexile, na qual pontuações mais baixas refletem uma legibilidade mais fácil para livros e menor capacidade de leitura para os leitores.

A escala Lexile vai de BR300 (Lexile) até acima de 2000L, embora não exista um nível básico ou avançado na escala.  As medidas mais baixas são relatadas como BR (Beginning Reader). Em alguns casos, um aluno receberá um código BR seguido por um número (por exemplo, Lexile: BR150L). Uma medida de BR150L indica que a medida lexile é 150 unidades abaixo de 0L.

O site é uma ferramenta que ajuda os alunos a mapearem seu desenvolvimento na leitura em Língua Inglesa. Sendo assim, o treinamento constante faz com que o aluno adquira novo vocabulário enriquecendo a fala e a escrita.

Nas apostilas Poliedro trabalhamos constantemente a leitura e interpretação de textos em inglês. Para os que sentem dificuldade o site lexile.com pode ajudar fornecendo novas leituras para aguçar a interpretação de texto e melhorar no desenvolvimento durante as aulas.

A importância do Método Científico no Cotidiano

PHOTO-2019-03-18-09-51-26 PHOTO-2019-03-18-09-51-26_1Como cozinhar um ovo?

Simples? Será?

Como uma receita de bolo, cada aluno teve que analisar a proporção do ovo: tamanho, peso, quantidade de água necessária para o cozimento, temperatura e tempo, tamanho e formato da vasilha necessária.

Tudo descrito de forma detalhada para a produção de um ovo cozido.Esse processo seria visto com um olhar filosófico. Lembrando que a filosofia valoriza conhecimentos simples e detalhados, que fogem da mente humana, sempre com conteúdo espontâneo ou senso comum à frente de suas conclusões.

Após a pesquisa, os alunos apresentaram sua teses em sala de aula, em um momento lúdico e de reflexão, descobriram que mesmo um ovo cozido,o qual parece um procedimento simples, se o processo não for realizado de forma adequada, o resultado final não é alcançado com sucesso.

Todo esse trabalho resultou em excelentes reflexões sobre o Método Cartesiano de René Descartes de como conduzir bem a vida.

Lembrete:Simulado

Post_Simulados_Raizes-01Já está chegando o dia do nosso I Simulado, então fiquem ligados nos dias e horários:

9º Ano- Dia 15/04 (Segunda-feira) às 7h30.

1º Ano-Dia 15/04 (Segunda-Feira) às 14h

2º Ano- Dia 16/04 (Terça-feira) às 14h

Não esqueçam de trazer lápis e caneta preta ou azul.

Boa Prova a todos!

Ângulos, arcos, medidas e trigonometria

PHOTO-2019-03-21-08-34-11 PHOTO-2019-03-21-08-34-12A trigonometria é uma parte da Matemática que é tão grandiosa por estar em nosso cotidiano e servindo de ferramenta para resolução de questões quantitativas e lógicas.

Ela é um dos mais antigos ramos da Matemática e já está conosco desde a antiguidade para medir ângulos e distâncias com o objetivo de localizar pontos sobre a superfície terrestre, a fim de resolver problemas oriundos das necessidades humanas.

Para aplicar na prática seus conceitos, os alunos em duplas fizeram atividades de reconhecimento, e desenvolveram conceitos para transformar e calcular as razões trigonométricas no ciclo.

KRAV MAGA

PHOTO-2019-03-18-09-54-56Preparação Espiritual- Coragem, equilíbrio emocional, paciência, respeito.

Krav Maga é uma arte moderna, criada a partir da realidade atual, que sem discurso teórico, infiltra nos praticantes um caminho de vida saudável e íntegro, construindo cidadãos responsáveis e capazes de buscar seus objetivos.

As regras das aulas são de âmbito educacional, que quando incorporadas trabalham os quatro princípios do caminho de vida do Krav Maga:

Coragem: Enfrentar obstáculos, não importando a sua dimensão;

Equilíbrio emocional: Controlar as emoções, não permitindo que o medo impeça a ação;

Paciência: Uma mudança de postura em relação a vida e si próprio: acontece gradativamente, cada um a seu tempo;

Respeito: Respeitar a si próprio e ao próximo, até mesmo o inimigo.

O aluno aprende estes princípios através da rotina de treinamento físico e suas dificuldades, consciente do percurso necessário para adquiri-los.

Diante de todo esse estudo feito, é possível notar que trabalhar as lutas nas aulas de Educação física, é de suma importância, já que colabora de forma significativamente para formação física, motora, cognitiva e afetivo social do aluno, pois envolve respeito, companheirismo, formação de estratégias e controle do corpo e da mente.

Plantão de Dúvidas do 1º Bimestre

Para quem perdeu alguma aula, ou ainda tem alguma dúvida da matéria para esclarecer, segue nosso calendário de Plantão de dúvidas do 1º Bimestre:

Dia 05/04 – sexta-feira 14h00 às 15h15  Física

Dia 05/04 – sexta -feira 15h15 às 16h30 Química