Educação Infantil - Bilíngue

Construída especialmente para abrigar os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I e II, a Unidade Serra está localizada em área privilegiada na Serra do Itapeti, cercada por Mata Atlântica nativa, a apenas cinco minutos do centro de Mogi das Cruzes.

São mais de 25 mil metros quadrados de muito verde e natureza. Graças a esta localização, o Raízes oferece aos alunos o contato direto com o meio ambiente e proporciona um aprendizado muito mais rico ao dar a oportunidade de as crianças vivenciarem o dia a dia de animais e da flora da região.

Desde cedo, e de maneira natural, os alunos aprendem noções sobre a importância da preservação do meio ambiente e de ações que possam melhorar a qualidade de vida também em suas casas.

A experiência prática, seja com os animais da fazendinha ou na colheita de alguma fruta do pomar da escola, por exemplo, faz com que as crianças aprendam a respeitar a natureza e a estimular o desenvolvimento de uma série de habilidades, como afeto, equilíbrio, sensibilidade e responsabilidade. Galinha, pato, ganso, cabra, ovelha, pônei, coelho, faisão e pavão são algumas das espécies com as quais as crianças podem interagir e conhecer de perto na fazendinha. Sem contar os visitantes ilustres da mata atlântica que aparecem eventualmente, como tucanos, esquilos e lagartos.

Na Educação Infantil a criança inicia uma jornada de descobertas e aprendizados. O espaço educativo, associado a uma programação variada, estimula a curiosidade, a socialização, o fazer, o experimentar, a noção do ?eu? e do ?outro?, a construção de laços positivos e a autonomia. Tudo isso acontece em um espaço mágico.

Nesse processo, nossa equipe altamente capacitada auxilia o aluno a atingir seu pleno desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual, respeitando o ritmo de cada criança, com uma atuação individualizada e em parceria com a família.
Assim, com acolhimento e uma rotina bem estruturada, a criança sente-se segura e apta a explorar espaços, seus sentidos e sua capacidade de se comunicar e se relacionar com o mundo. áreas do conhecimento que contribuem para a formação integral dos aluno nas séries iniciais: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Música (ritmo, instrumentos e repertório musical), valores como sustentabilidade, cidadania, empatia, família e diversidade cultural também são trabalhados ao longo do ano letivo, em projetos e experiências fora da sala de aula, e que complementam a nossa formação integral.

As atividades realizadas na Educação Infantil, sejam elas dentro ou fora da sala de aula, objetivam estimular a estruturação de fatores psicomotores: tonicidade, equilíbrio, noção corporal, noção espacial e temporal, lateralidade e motricidade ampla e fina (fundamental para o desenvolvimento da escrita).

Assim, a criança começa a se reconhecer e adquire consciência do próprio corpo, usando-o intencionalmente como instrumento de ação, interação e expressão. Esse desenvolvimento e controle de novos movimentos permite o desenvolvimento da autonomia e da confiança, em suas relações com o meio e com o próprio processo de aprendizagem.

As atividades são conduzidas de forma a estabelecer progressivamente o hábito de estudo, com a inclusão de lições de casa na rotina da criança.
Para garantir a autonomia da criança (mesmo ainda sem estar alfabetizada) na realização dessas tarefas, os enunciados são compostos por símbolos para que ela compreenda o que está sendo proposto. Conforme aluno se familiariza com essas imagens e códigos, mais autonomia ele adquire no processo.

A mesma lógica é aplicada quando a criança já está sendo alfabetizada no 1º ano. A leitura interpretativa dos enunciados é uma parte fundamental do trabalho desenvolvido com essa faixa etária.

Assim, a alfabetização, a leitura interpretativa e o hábito de estudo são as pontes e as ferramentas necessárias para que o aluno inicie a próxima etapa da vida escolar, no 2º ano do Ensino Fundamental I.

Além da grade regular no período da manhã, os alunos da Educação Infantil participam do Full Time, às quartas-feiras. Aqui almoçam em nosso refeitório e saboreiam um cardápio especialmente pelo Colégio, com a supervisão de nossa nutricionista. Após o almoço seguem para as aulas de Música, Expressão Corporal e Jiu Jitsu.

E tem mais:
- Período Integral
- Educação Ambiental com Fazendinha, Horta, Pomar e Laboratório de Ciências
- Teatro de Arena
- Parque e Biblioteca na Mata
- Quadra Poliesportiva e Quadra de Areia
- Sala de Arte
- Salas de Aula com Projetor Multimídia e uso de IPADS
- Centro de Aprendizagem Bilíngue
- Hands on English
- Teatro Bilíngue

Turmas

MANHÃ - 7H45 AO MEIO DIA

TARDE - 13H15 ÀS 17H30

FULL TIME ÀS QUARTAS-FEIRAS, DAS 7H45 ÀS 15 HORAS

PERÍODO INTEGRAL,  DAS 7H45 ÀS 17H30

INTEGRAL PARCIAL, A FAMÍLIA ESCOLHE OS DIAS DA SEMANA PARA PERÍODO INTEGRAL.