Sistema bilíngue para a educação infantil

A teacher Lais é a professora de inglês do Raízes que dá aula para as turminhas da educação infantil.

Desde o começo do ano, os alunos do infantil – e também do ensino fundamental I – têm aulas do idioma por meio do sistema bilíngue.

Além de aumentarmos a carga horária da disciplina para estas turmas, as aulas são voltadas para o processo de imersão, em que o professor fala apenas a língua estrangeira.

Para explicar um pouco mais sobre este processo, que é muito divertido e cheio de conhecimento, nós conversamos com a teacher Lais. Olha só!

Como são as aulas de inglês para os alunos da educação infantil por meio do sistema bilíngue?
São muito lúdicas, mas sempre com atividades que já fazem parte do cotidiano dos pequenos. Trabalhar datas comemorativas, como o Halloween que se aproxima, ou com músicas também é uma forma de aproximar a língua inglesa da vivência das turminhas menores. Os alunos também gostam muito quando fazemos alguma atividade com o iPad, uma ferramenta muito bacana para despertar a atenção deles.

Durante as aulas da disciplina, as teachers falam inglês o tempo todo. Isso também é exigido dos alunos?
Não é uma exigência, mas eles são estimulados o tempo todo a falar em inglês. Nesta idade nós trabalhamos muito mais o vocabulário, o importante é que eles tenham uma experiência de imersão na língua. E dá muito certo, pois eles entendem cerca de 90% do que falamos, tudo por associação. E quanto menores, mais fácil fica. Tenho certeza que os alunos que estão no maternal hoje terão muito mais facilidade de aprender inglês por meio do bilíngue quando estiverem no fundamental.

As professores de inglês do Raízes participam periodicamente de encontros oferecidos pelo Sistema Uno Internacional. Como funcionam estas capacitações?
Nos treinamentos discutimos muito a metodologia do sistema bilíngue e a aplicação dele em sala de aula. É muito importante esta capacitação, pois temos a oportunidade de conhecer a experiência de outros profissionais. Os encontros são muito bacanas para a troca de informações. Sempre voltamos com mais ideias para os nossos alunos do Raízes.